Pilates

O Pilates é uma técnica de exercícios físicos que prioriza o fortalecimento global, proteção da coluna, busca o alinhamento e simetria do corpo, fortalece o “core” e alonga os músculos. Respeita a individualidade de seus adeptos, mesmo quando é feito em grupos. E procura construir a força adequada de maneira gradativa para realização de seus movimentos. Tem sido indicado cada vez mais por médicos que buscam melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, além de evitar lesões articulares e/ou reabilitar doenças musculoesqueléticas!
 
Motivos para escolher o Pilates não faltam: a atividade melhora o desempenho em corridas, combate a dores e auxilia na prevenção de fraturas osteoporóticas. O método tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração. Venha conhecer!!! Nosso Studio é completo, nosso atendimento é individualizado e realizado apenas por fisioterapeutas!

RPG

O Método de Reeducação Postural Global (RPG) foi criado pelo francês Philippe Emmanuel Souchard em 1980, e é aplicado exclusivamente por fisioterapeutas formadas pelo Instituto Philippe Souchard – RPG (Original).
Primeiramente, o paciente realiza uma avaliação Postural com entrevista individual, exame de vistas, exame de palpação e análise de exames complementares, como Radiografias (RX) e Ressonância nuclear magnética (RNM).
 
Através do diagnóstico clínico, o fisioterapeuta traça o programa de tratamento mais adequado para o seu paciente.
 
O tratamento consiste no uso de três posturas básicas: postura deitada, sentada e em pé. Cada postura trabalha o corpo do indivíduo através do alongamento de cadeias musculares, da tração manual da coluna vertebral, da respiração diafragmática e da consciência postural.
Progressivamente, o paciente se beneficia com o alívio da dor, diminuição da tensão e do encurtamento muscular, descompressão da coluna vertebral e reeducação do esquema corporal.

Ortopedia e Traumatologia

O Espaço Health – Fisio & Pilates presta assistência especializadas na área de  ortopedia e traumatologia através da reabilitação conservadora ou pós-cirurgia.
 
Áreas de atuação:
  • Traumatologia;
  • Linfedema;
  • Amputados;
  • Afeções da coluna vertebral;
  • Afeções de membro superior: cintura escapular, ombro, cotovelo, punho e mão;
  • Afeções de aparelho locomotor: quadril, joelho, tornozelo e pé;
  • Oncologia ortopédica: tumores ósseos e tumores de tecidos moles;
  • Ortopedia pediátrica: epifisiólise, displasia do desenvolvimento do quadril, osteogênese imperfeita.

Liberação Miofascial

A liberação miofascial tem por objetivo liberar restrições nos Tecidos, as quais impedem o livre movimento do corpo. As restrições causam rigidez e limitação motora com consequências funcionais, por exemplo, nas atividades do dia-a-dia, e para a saude do organismo. Via de regra estas restrições estão associadas ao aparecimento de sintomas indesejáveis , como a dor. A liberação miofascial pode ser usada tanto como prevenção de problemas motores, assim como tratamentos de dores e alteraçoes posturais.
 
O tratamento é realizado por meio de uma terapia manual suave, respeitando os limites do paciente, o que torna a terapia muito agradável e relaxante. A liberação miofascial é indicada para o tratamento de dores de qualquer origem em estágio agudo ou crônico, dores de cabeça, alterações posturais e aumento da drenagem linfática, podendo ser aplicada desde o nascimento ate a velhice, não havendo restrições para aplicação da tecnica.

Incontinência Urinária

Incontinência urinária!!! Acabe com esse problema!!! Você já teve um escape de urina sem querer ao fazer esforço como espirrar, tossir, ou até mesmo quando a vontade de fazer xixi foi tão grande que não deu tempo de chegar ao banheiro? Isso pode dizer que você tem uma coisinha bem chata, chamada incontinência urinária, que afeta dramaticamente a sua qualidade de vida, comprometendo seu bem-estar físico, emocional, psicológico e social.
 
A fisioterapia tem ganhado grande espaço no tratamento de incontinência urinária. Ela atua principalmente nas incontinências de esforço, mas também contribui no tratamento do tipo de urgência e a paradoxal. A conduta tem como objetivos melhorar a força de contração das fibras musculares do períneo e do assoalho pélvico, reeducar esta musculatura, coordenar a atividade abdominal e promover um rearranjo estático lombopélvico.
 
Para isso, utiliza-se de exercícios específicos, aparelhos de eletroestimulação e biofeedback e técnicas que promovem o fortalecimento dos músculos necessários para manter a continência urinária. A fisioterapia também pode e deve ser usada de forma preventiva, evitando disfunções neuromusculares. Marque já sua avaliação com a nossa fisioterapeuta!!!