Pilates é recomendado para idosos

Pilates é recomendado para idosos

Pilates é recomendado para idosos e está ganhando popularidade entre a terceira idade.

A capacidade de modificar exercícios para atender necessidades diferentes, juntamente com os muitos benefícios deste método, como aumento dos níveis de força, equilíbrio, flexibilidade, tônus muscular, resistência e bem-estar, fazem do Pilates um excelente programa de exercícios para a terceira idade.

Aulas para idosos:

É possível aprender Pilates a partir de instruções on-line, vídeos e livros. No entanto, recomendamos começar em grupos ou, principalmente, em uma aula particular com um instrutor certificado, pois o profissional especializado pode garantir resultados mais pontuais e seguros.

Considerações especiais para idosos:

Antes de iniciar uma aula, o idoso deve procurar seu médico ou fisioterapeuta de confiança, para ser bem orientado quanto a suas condições físicas. É essencial comunicar problemas de saúde ou limitações físicas ao instrutor antes do início da aula. Os idosos podem ter certeza de que os exercícios serão ajustados para que os mesmos consigam fazer. Várias modificações nos treinamentos são comuns nas sessões de Pilates. Um bom instrutor ajudará um aluno mais idoso a monitorar o nível de esforço e tomar medidas para evitar o excesso de exercícios ou quedas. Os praticantes podem ser encorajados a saber que a maioria dos exercícios iniciantes do Pilates são feitos deitados ou sentados, de modo que há menos risco de cair.

Osteoporose:

Osteoporose é uma preocupação especial para os idosos.. Esse problema é um enfraquecimento da estrutura do osso, o que torna mais suscetível a fraturas. Qualquer pessoa em risco de osteoporose, uma categoria que inclui idosos com mais de 65 anos (homens e mulheres), devem fazer um exame de densidade óssea antes de prosseguir com a prática do Pilates.

Exercícios de sustentação de peso são frequentemente recomendados como parte de programas de construção óssea para prevenir a osteoporose. No entanto, uma vez que a condição esteja diagnosticada, o cenário da aula muda consideravelmente, a razão é que muitos exercícios nesse caso são contra indicados.. Isso significa que eles não podem praticar? Não. Significa, no entanto, que o treino deve ser projetado tendo em mente a osteoporose e deve ser conduzido por um instrutor qualificado de Pilates.

As perspectivas para os idosos que venham a praticar o Pilates são boas. O método está crescendo, assim como o número de idosos interessados nele.

Você poderá conquistar o bem-estar e uma condição saudável em pouco tempo com o Espaço Health – Fisio & Pilates! Venha nos conhecer! 4191-1533

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *