Os benefícios do Pilates para dor lombar

Os benefícios do Pilates para dor lombar

Os benefícios do Pilates para dor lombar

Pilates é um modelo de fortalecimento de baixo impacto, baseado no movimento com controle.

A dor lombar é frequentemente causada por desequilíbrios estruturais no corpo. Força central fraca, instabilidade pélvica, desequilíbrios musculares, má postura e falta de consciência corporal são fatores que sobrecarregam as articulações, os discos e os músculos da região lombar. O Pilates ajuda a melhorar esses desequilíbrios, melhorando a postura geral e a qualidade do movimento.

De acordo com um estudo controlado, publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, os participantes que praticaram Pilates durante um período de quatro semanas experimentaram mais alívio de seus sintomas do que aqueles que passaram por programas típicos de tratamento.

Todos os exercícios de pilates são realizados em posição neutra da coluna vertebral. A coluna neutra é a posição na qual nossos músculos de estabilidade do núcleo funcionam melhor e também a posição na qual há a menor quantidade de carga e tensão nas estruturas da nossa coluna. Nossos músculos centrais incluem os músculos abdominais profundos, o assoalho pélvico, os músculos profundos do pescoço, os músculos da escápula e os glúteos. Todos esses músculos desempenham um papel no controle segmentar e na estabilidade do nosso corpo. Aumento da consciência desta posição é muito importante em pessoas com dor lombar.

Os músculos do núcleo abdominal são a camada mais profunda dos músculos abdominais. Músculos centrais estabilizam cada segmento da coluna e transferem força de um segmento para outro. A Força deste grupo muscular é extremamente importante na prevenção e tratamento da dor lombar. Estudos têm mostrado que indivíduos que sofreram com a  dor lombar por um período prolongado de tempo diminuem a capacidade de ativar esses músculos centrais. Isso, por sua vez, significa que o suporte segmentário necessário para estabilizar a coluna enquanto nos movemos é diminuído. Todo este processo estabelece um padrão de carga desfavorável em nossa coluna, que deve ser retreinado para diminuir a dor.

Ao melhorar a força, as assimetrias posturais podem ser corrigidas. Reduzindo o desgaste das articulações e discos da coluna vertebral, causadas por tensões irregulares na coluna. O aumento da conscientização da postura e a posição neutra da coluna ajudam os pacientes mudando seus hábitos.

Caso queira saber mais, procure uma de nossas fisioterapeutas – 4191-1533

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